sexta-feira, 3 de junho de 2011

PERSONAGENS DE HARRY POTTER - ALVO DUMBLEDORE

Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore nasceu em 1845 e morreu em 1997, completando então 152 anos de vida. Sendo ele o maior bruxo de todos os tempos. Em sua carreira profissional ele foi ex-Membro da Confederação Internacional de Bruxos, ex-chefe da Suprema Corte dos Bruxos, Fundador da Ordem da Fênix e ex-Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, também já ganhou prêmios por sua excelência e inteligência, sendo da Confederação Internacional de Alquimia e Prêmio Barnabus Finkley.
Por ser dotado de habilidades acima do normal de toda a sociedade bruxa, ele foi a única pessoa que era temida por Grindewald e Lord Voldemort, os dois maiores bruxos das trevas de todos os tempos. Um dos exemplos de suas habilidades eram de ver as pessoas por trás da Capa de Invisibilidade; sabia falar sereiano, grogulês e ofidioglossia; capacidade de criar aparelhos mágicos, como o Apagueiro; entre outras.
É dele a ideia de deixar Harry Potter, ainda bebê, com os tios trouxas. Ninguém entende a decisão na época, mas descobre-se depois que a magia que salva o menino tinha que ser renovada com sua estadia com parentes de sangue. Dumbledore sempre teve e sempre mostrou certa afeição maior por Harry do que com todos os outros aluno. Foi para o menino que o diretor mais explicou sua vida, mostrando detalhes de seu passado, de sua história. Em seu último ano de vida (1996), foi com Harry que ele passou a maioria do tempo, ensinando-o sobre as Horcruxes e Lord Voldemort. Sempre foi como um pai para Harry, contudo, o que Dumbledore mais queria era de preparar Harry para a inevitável batalha contra Voldemort. Ele fez de tudo para proteger o garoto dessas informações, mas como foi mostrado em Harry Potter e a Ordem da Fênix, a situação chegou a um limite que ele precisava saber de tudo.
Dumbledore sempre foi descrito nos livros como um feiticeiro clássico. Ele não demonstra faqueza pela sua idade, é alto, magro, seu cabelo e sua barba são branco-prateados suficientemente longos para prender em seu cinto, tem olhos azuis brilhantes, luminosos e penetrantes. Seu nariz, duas vezes quebrado por seu irmão Aberforth, é grande tortuoso e seus dedos são finos e longos. Ele usa óculos com formato de meia-lua que ficam na metade de seu nariz. Quando jovem, o professor tinha cabelos castanho avermelhados.
Ele é uma pessoa extremamente bondosa que acredita no melhor das pessoas. Agindo sempre com muito elegância e classe, ele é um tanto quanto solitário. Dumbledore trata amigos e inimigos da mesma forma: com boas maneiras, tato e educação. Ele gosta de doces (principalmente sorbet de limão), boliche e música. Para ele, o bicho-papão se transforma no cadáver de sua irmã.
Assim como a maioria dos clássicos feiticeiros, Dumbledore sempre é visto usando vestes longas de diferentes cores, geralmente com estampas de luas e estrelas, e botas pretas de fivelas e salto alto.
O pai de Alvo, Percival Dumbledore, foi para Azkaban por torturar três trouxas. Mais tarde, no sétimo livro da série, descobrimos que esse fato se deu porque os meninos trouxas cruelmente torturaram Ariana, irmã de Alvo, ao vê-la fazendo mágica. Por isso, Ariana se tornou instável. Ela não mais fazia mágica, mas também não deixou de ser uma bruxa, o que às vezes levava a sua mágica a ‘explodir’, causando estragos estrondosos. A mãe de Alvo, Kendra Dumbledore, decidiu esconder a filha para que ela não precisasse ser internada no Hospital St. Mungus por ser uma infração ao Estatuto de Sigilo em Magia. Kendra morreu em um dos acessos de sua filha, no final do último ano escolar de Alvo, deixando à ele a custodia de seus irmãos mais novos.
Quando Alvo vai para Hogwarts, seu único amigo é Elifas Doge, um menino discriminado pelas séquelas de uma doença chamada Varíola de Dragão. Na escola, Alvo mostrou ser um menino brilhante, sempre tirando notas altas e tendo facilidade com as matérias. Quando terminou seus N.I.E.M.s, ele pretendia fazer uma viagem pelo mundo com Elifas, mas desiste devido à morte de sua mãe. Voltou para sua casa em Godric’s Hollow em vez disso, e lá conheceu Gerardo Grindelwald, parente da sua vizinha Batilda Bagshot que fora expulso de Durmstrang. Os dois planejaram uma nova ordem mundial onde os bruxos teriam o poder sobre os trouxas “pelo bem maior”.
Pouco depois da morte de Kendra, durante um duelo entre Alvo, Aberforth e Gerardo, Ariana foi assassinada. Durante muito tempo Aberforth culpou Alvo, mas como ele disse, “Nunca saberemos quem a atingiu”.
Dumbledore voltou para Hogwarts para lecionar Transfiguração depois desse episódio. Ele era responsavel por recrutar os alunos com famílias não-bruxas, entre eles Tom Riddle. Os livros da série não especificam quando Dumbledore virou diretor.
Dumbledore foi morto pelo seu ‘melhor amigo’ da atualidade, Severo Snape. O professor de Poções matou Alvo a pedido do próprio, que queria manter Snape agindo infiltradamente no grupo de Comensais da Morte ao lado de Lord Voldemort. Outro motivo foi que o diretor já estava morrendo por dentro, devido a maldição das horcruxes que ele mantinha. Depois de sua morte, Alvo continua ajudando Harry, através de um de seus retratos, situado em seu escritório, em Hogwarts.
Ficha ::
Nome Completo: Alvo Percival Wulfrico Brian Dumbledore
Significado do nome: “Alvo” vem do latim e significa branco. “Percival” era um dos cavaleiros do Rei Arthur. “Dumbledore” um tipo de chapéu que esteve em moda entre 1880-1890 em Londres. Também pode significar “abelha grande”. “Wulfrico” é um nome Anglo-saxão para “lobo poderoso”. “Brian” pode ser uma referência a “A Vida de Brian, de Monty Python” para colocar um pouco de humor em cima de todos os outros nomes.
Nascimento: Julho ou Agosto de 1881.
Falecimento: Junho de 1997.
Aparência: Olhos azuis e cintilantes e cabelos brancos e longos. Possui uma cicatriz no joelho que tem a forma do metrô de Londres. Tem como características marcantes sua barba incrivelmente longa, seu nariz quebrado e os óculos em forma de meia-lua.
Família ::
Sangue: Mestiço.
Pai: Percival Dumbledore, que foi preso em Azkaban em 1890 por atacar trouxas.
Mãe: Kendra Dumbledore, trouxa que morreu em um acidente mágico envolvendo sua filha doente, Ariana, em 1899.
Irmãos: Ariana e Abeforth Dumbledore.
Relacionamentos ::
Melhores amigos: Elifas Doge, Gerardo Grindelwald (temporário), Severo Snape, Minerva McGonagall e Harry Potter.
Inimigos: Lord Voldemort, Gerardo Grindelwald e Comensais da Morte.
Outros: Sendo gay, Dumbledore teve uma paixão na adolescência por Gerardo Grindelwald.
Histórico em Hogwarts ::
Casa: Grifinória.
Ano de Matricula: 1892.
Ano de Formatura: 1898.
Outros: Foi monitor, e depois monitor-chefe. Recebeu prêmios por ser monitor-chefe, ganhou também o prêmio Barnabus Finkley por excepcional proficiência em Feitiços, foi representante da juventude britânica na Suprema Corte dos Bruxos e ganhou uma medalha de ouro por contribuição pioneira à Confederação Internacional de Alquimia no Cairo.
Outros ::
Varinha: Varinha das Varinhas, uma das Relíquias da Morte.
Forma do Patrono: Fênix.
Animal de estimação: Fawkes, uma fênix.
Maior desejo: Sua família reunida, viva e feliz junto com ele, feito as pazes com seu irmão Aberforth; mas ele diz para Harry que se vê recebendo pares quentinhos de meias.
Maior medo: O cadáver de sua irmã.
Pior memória: A morte de sua irmã.
Objetos: Desiluminador (ou Apagueiro), Penseira, Espelho de Ojesed, Anel de Peverell.
Outros: Conhecedor das ciências alquímicas, sabe transfiguração avançada. Foi o projetor do método de enviar mensagens via Patrono, uma habilidade que ele ensinou somente para os membros da Ordem da Fênix. Consegue ficar invisível sem a necessidade de uma capa e é perito em Oclumência e Legilimência. Consegue executar feitiços sem o uso da varinha – especialmente habilidoso em feitiços não-verbais. Dumbledore é conhecido por conseguir conjurar o Fogo Gubraiciano e tem vários feitiços próprios, como um que estupora várias pessoas de uma só vez, parecido com o som de uma arma, ele também usou um feitiço na Batalha do Departamento de Mistérios para puxar para perto de si um Comensal da Morte que fugia, sem nenhum esforço físico.
Dentre todos esses talentos, Dumbledore ainda possui a habilidade de falar Serêiaco e Grugulês (língua falada pelos duendes). Ele consegue reconhecer Ofidioglossia, a língua das cobras, como ele demonstrou enquanto ele e Harry estavam dentro da memória de Bob Ogden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário